quinta-feira, 23 de julho de 2009

Chocolate

Considerado o alimento dos deuses pelos maias e astecas, o "xocoatl" era um líquido escuro e meio amargo feito da castanha do cacau e foi o que deu origem ao meu velho conhecido, e delicioso, chocolate.

Tinham bom gosto esses povos... Eu adoraria ter desfrutado de um "xocoatl" quente numa montanha sagrada andina.

É deliciante em qualquer uma de suas formas: em pó, líquido, sólido, pastoso, quente ou gelado...
Pode ser ao leite, amargo, branco, com castanha, avelã, amendoin... Pode ser recheado ou não...
Nas suas versões mais tradicionais ou suas mais criativas variações ele é irresistivelmente tentador.

Além do mais, nas minhas cybers pesquisas descobri que chocolate é bom pra a saúde, veja só:
- é um alimento nutritivo, contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C;
- tem propriedades anticancerígenas e é estimulante cerebral;
- possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina;
- um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na atividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término na atividade;
- quantidades pequenas e regularmente ingeridas de chocolate reduzem o risco de ataque cardíaco;
- estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazeirosas e elevando o nível de serotonina;
- e tem mais um “sem fim” de descobertas super interessantes sobre o impacto do chocolate na nossa saúde, principlamente o chocolate amargo.

Bem, com base em tantas revelações científicas positivas acredito que tenho embasamento suficiente pra sustentar minha teoria de que o chocolate é gênero de primeira necessidade, sem contar com o fato de, sempre, me deixar mais feliz!

2 comentários:

  1. As adversidades podem ser vencidas com chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Renata e Marcos,
    seus chocólatras, sugiro montarmos um grupo de CA, Chocólatras Anônimos....rs
    Ou Melhor ainda um CNA, Chocólatras Não Anônimos....
    ai ai, chocolate, chocolate, eu só quero chocolate
    abraceijos
    Cris

    ResponderExcluir